terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O futuro da musica(em especial do rock) parte 2

The Strokes - Automatic Stop

Olá novamente! deveria ter escrito ontem mas estava sem inspiração... A ideia do post de hoje(primeira inferencia do post: estou tentando escrever segundo as normas cultas, para quando for escrever algum documento importante nao usar linguagem de messenger) surgiu entre o natal e ano novo(acho) após algumas cervejas e espero que ele nao seja como os filmes, cuja continuaçao é sempre(99,9% das vezes) pior que o original. Outro aspecto importante dele é que ele procura oferecer mais perguntas(considero aquilo que é dubitavel e espero que nao sejam consideradas bobas) do que respostas(nao me lembro quem disse que era mais facil criticar do que apontar soluçoes...) portanto as respostas ficam a cargo de cada um.
É fato que após o surgimento do que a grande midia chamou de novo rock(Strokes, White Stripes, Hives, Vines, etc e que concomitantemente foram enquadradas no indie) uma boa parte dessas bandas adotou um visual retro enquanto outras foram mais em direçao a musica eletronica(lembrando tambem que existem sincretismos entre as partes). Diante disso faço algumas perguntas: por que nao surge bandas com estilos(considerando que a classificaçao é puramente arbitraria) completamente novos(algo que nao seja enquadrado em nenhum estilo pre existente)? ou se surge por que naum aparece na midia tradicional? aqui estou me referindo apenas as ramificaçoes da arvore do rock, ou a arvore do rock evoluiu pro indie(que parece que foi a evoluçao de muitas outras arvores)? isto me leva a mais 2 perguntas: o que é o indie? o que virá depois dele?

PS:a musica eu escolhi por que foi essa banda que "originou"o novo rock, que se tornaria parte do indie e que gerou o assunto do post... por que essa especificamente? porque o mp3 tube é uma merda que tem meia duzia de musicas e essa era uma nao muito obvia deles... vou demorar a escrever aqui de novo... prometo!

Um comentário:

AVSS disse...

Bem, acho que quando a agente perde a inspirarão, ou o fio da ninhada como você disse que perdeu.... eu acho .. eu acho...
Eu acho que da pra perceber.... Quando chega meio no final, você se pergunta: O que esse cara ta fazendo?
Acho que isso acontece comigo toda hora... aaahhhh
Eu também não sei o que é inde... nem essa porção de nomes que eles arranjam pra variações musicais algumas vezes extremamente subjetivas...
que só a mente insana que inventou tal classificação diferenciar...
Da pra classificar musica por uma porção de variáveis....

E acho que uma coisa é uma coisa... e se você sair muito dessa coisa ela vira outra coisa... (genial!)

E quem gostava da primeira pode não gostar da ultima...

Rock é rock....
se você mudar muito ai deixa de ser...
vira híbridos... ou coisas muito toscas como Calipso... hahaha

Acho que o que vale são os instrumentos usados... e a atitude, a intenção com aquele barulho, o sentimento que quer expressar...

Aaahhhh na realidade eu acho chato discutir isso...
musica é só um cara fazendo um barulho e tentando dar forma pra ele...
que nem um rabisco tentando ser uma casa, ou uma montanha...
Posso colocar um barulho que lembra raiva, medo, paz, tranqüilidade, tensão, retardado, bobo, infância, cheiro de feijão cozido sem tempero... te al...rs

ahhh...
Escrever com regras é muito chato...
q se dane a forma culta...
aqui não cabe norma culta...
não tenho resultados de experimentos pra apresentar de formal imparcial e indiferente....
e não tenho de escrever sobre a banda e sobre musica só por estar na comunidade da banda ou no blog decadente de uma banda....
isso prende muito as coisas...
as vezes precisa de abstrair por outros campos...
pra poder dar a volta num paradigma e chegar a alguma coisa interessante...
se não fica na mesma...

Igreja universal é o que há!!